Atividades com Música para Berçário e Maternal

Postado em 10/05/2019

Atividades com Música para Berçário e Maternal

A música tem seu papel na educação das crianças e vai muito além de dançar e cantar. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação, descoberta e reações, mesmo nos bebês. (UNESCO, 2005)

E como ainda não abordamos esse assunto de forma ampla aqui no nosso site, resolvemos escrever mais sobre esse assunto, de forma que você pode elaborar um projeto completo de musicalização para as crianças do berçário ao maternal.

O importante é que desde o início do projeto você se envolva e tenha em mente que serão necessárias muitas atividades lúdicas, cantando, dançando, fazendo ruídos, imitando animais e fazendo sons corporais.

Objetivo das músicas no berçário e maternal

Dentro dos objetivos para esse projeto, você pode listar vários, mas como sugestão, você pode seguir os objetivos abaixo:

  • Ouvir, perceber e discriminar materiais sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
  • Expressar sensações e sentimentos por meio das brincadeiras com a música.
  • Músicas para trabalhar com as crianças no Berçário e Maternal

Se você tocar algum instrumento como vilão ou piano, será uma ótima opção, mas também não é necessário, as crianças gostam mesmo assim. Veja no vídeo que a professora mistura a música com gestos, assim as crianças aprendem brincando.

E para quebrar dois galhos em uma machadada só, que tal uma música que ao mesmo tempo é um clássico infantil? O Três Porquinhos com músicas e gestos para acompanhar

Também não poderia esquecer de um clássico dos clássicos, que é a Eliana cantando a música dos dedinhos

Outro recurso interessante é usar objetos para ilustrar as cenas da música. As crianças prestam muita atenção e também gostam bastante. Apesar do trabalho que dá montar essas atividades, os resultados muitas vezes são recompensadores.

Outras Notícias

 

O que fazer com os filhos nas férias?
Postado em 18/05/2019

Ele pode continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo.

As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto te...
leia mais »

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
Postado em 03/05/2019

Os pais são os primeiros professores da criança e continuam desempenhando essa tarefa no decorrer dos anos; portanto, podem influenciar na aprendizagem que os filhos adquirem na escola, através de atitudes e valores que passam a eles. A colaboração da famí...
leia mais »

A Criança que morde
Postado em 25/04/2019

Uma criança morde pode estar sofrendo algum problema emocional

Quando uma criança morde, pode ser um sinal de que esteja sofrendo algum problema emocional. Pode ser parte do desenvolvimento normal morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de ...
leia mais »